Responsável pelo transporte de cargas entre o Porto de São Francisco do Sul e diversas empresas e armazéns da região norte de Santa Catarina, a COTRACARG – Cooperativa de Transportes de Cargas em Geral - transporta desde produtos químicos e fertilizantes até alimentos a granel sólidos, como soja, milho, farelo e cereais.

No ramo desde 2003, conta com 26 associados, caminhões, máquinas, equipamentos e armazéns possibilitando maior integração na logística. A qualidade e a organização dos serviços prestados são diferenciais apontados pela cooperativa, que fornecem ao cliente não só segurança operacional, eficiência e agilidade na execução dos serviços, mas também a garantia de regularidade fiscal e tributária.

A COTRACARG atua com uma estrutura enxuta, adequada para prestar serviços de modo ágil e eficiente. A sede administrativa é a responsável pelos pedidos de serviço e pelo registro da movimentação de cargas efetuadas pelos cooperados. No mesmo local é feita a distribuição dos produtos e serviços. Uma unidade operacional gerencia no local dos trabalhos, a carga e descarga dos caminhões para os destinos estipulados. Um dos objetivos é distribuir o trabalho de forma equitativa.

Como forma de garantir a segurança dos cooperados e da carga transportada, a cooperativa investe constantemente em aprimoramento técnico, tanto para os que executam diretamente o serviço, como para a área administrativa. Direção defensiva e transporte de carga perigosa são alguns exemplos.

Filiada a OCESC, entidade que representa todos os ramos das atividades cooperativistas, como órgão representativo do Sistema Cooperativo Estadual e Técnico Consultivo do Governo e outras instituições nacionais e internacionais, tendo suporte para o uma melhor relação com o mercado e suas exigências.

A cooperativa iniciou seu projeto de responsabilidade social, onde procurará definir pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresarias compatíveis, o desenvolvimento sustentável da sociedade.